03/05/2013

Renato Russo foi parte do eixo de formação cultural de Brasília

Postado em 3.5.13  | No marcador  Notícia


Um dia, em 1977, um garoto magricelo, de óculos, chegou no Cafofo pedindo dicas de como tocar contrabaixo", lembra o músico Renio Quintas, 58. "Ele não tinha mais do que 17 anos."

O garoto era Renato Russo. E, de uma hora para a outra, o pequeno bar de Quincas, da Asa Norte, em Brasília, foi tomado por adolescentes com "guitarras distorcidas e baixos descontrolados", como ele costuma descrever.

O Cafofo virou point da "tchurma" e local de ensaio de bandas como Aborto Elétrico e Plebe Rude.
Foto de "Somos Tão Jovens" retrata as bandas Aborto Elétrico (os três à esq.) e Plebe Rude (à dir.)
"Dava para sentir: algo diferente estava acontecendo", diz.

Esse "algo" já tinha começado um pouco antes, quando Brasília, então uma cidade em desenvolvimento, viu a chegada de LPs de bandas como Sex Pistols e do visual punk da Inglaterra, trazidos por jovens, filhos de diplomatas e de militares, que viajavam para o exterior.
Um desses jovens era Helena Resende, 53, que, na época, voltou de Nova York com visual punk, que apresentou ao amigo Renato Russo.

"Eu gravava fitas cassete dos LPs que trouxe dos EUA", lembra ela, hoje uma importadora de vinhos.

A irmã mais nova de Helena, Ana, 49, conta que uma vez, ouvindo Ramones nas alturas, foi interrompida por Philippe Seabra, da Plebe Rude, que tocou sua campainha para falar sobre a banda.

"Éramos todos amigos. Saíamos de bicicleta e íamos para a Colina", diz Ana.

A chamada "turma da Colina" era um grupo que se reunia no bairro de mesmo nome, onde moram professores da UnB (Universidade de Brasília), para noitadas de bebedeira, violão e conversas, conduzidas por Russo.

"Renato era muito profundo, mas brincalhão", afirma Helena. "Tinha um coração enorme, sem meias verdades."

Ele era também difícil. É famosa a história de como a banda Aborto Elétrico, formada com Fê Lemos e com o sul-africano André Pretorius, foi dissolvida pela primeira vez. A cena está presente em "Somos Tão Jovens".

Irritado com o atraso e a bebedeira de Renato em um show, Lemos atirou uma baqueta no cantor, que terminou o grupo ali mesmo.

Russo era o mais velho da "tchurma" e os conflitos eram naturais. "Renato, no entanto, era muito mais do que rock, ele circulava por teatro, cinema e artes plásticas. Era parte do eixo de formação cultural da cidade", diz sua irmã, a cantora Carmem Teresa Manfredini, 50. "Ele era único."


uol


>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top