29/10/2013

Comissão discute IDH dos Estados da Amazônia Legal

Postado em 29.10.13  | No marcador  Notícia



A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia promoverá audiência pública na quarta-feira (30), às 11h, para discutir o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos Estados da Amazônia Legal.

Foi convidada para o debate a diretora do Centro de Estudos de Pesquisa Aplicadas da Fundação João Pinheiro, Elisa Maria Pinto da Rocha.

O deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que propôs a audiência, ressalta a desigualdade existente na região da Amazônia Legal, que é constituída por nove Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Rondônia, Roraima e parcialmente pelo Estado do Maranhão.

“Estados como o Amapá e Roraima apresentam um dos melhores níveis de escolaridade e IDH da região, embora sejam os que apresentam menores PIBs. Por outro lado, o Pará, que possui o maior PIB da região, apresenta indicadores bem mais modestos”, aponta Marinho.

O IDH é utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. Os critérios utilizados para calcular o IDH incluem o grau de escolaridade, a renda e a expectativa de vida.

De acordo com dados de 2010, o Brasil apresenta IDH de 0,699 – ocupando o 73º lugar no ranking mundial.


imirante

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top