23/01/2012

A cidade que temos, o município que queremos

Postado em 23.1.12  | No marcador  Expressão

(*) ÁLVARO BATALHA JARDIM 

Quanto custa uma eleição para prefeito em Arari?. A oportuna indagação foi lançada no blog do meu querido amigo Ezequiel Neves. O tema é relevante e interessa a todos os cidadãos e cidadãs que residem em Arari. 

Sabe-se que os custos de uma campanha eleitoral são estratosféricos, assim, “só pode candidatar-se a prefeito em Arari quem tiver dinheiro”, conforme ressaltou Ezequiel. O nobre blogueiro sintetizou a questão, com bastante clareza: “Ora, mas se isso é verdade, então nunca teremos alguém do povo administrando Arari”, enfatizou Ezequiel.

A constatação ancora-se em numa perversa tradição da política brasileira. Sabemos que, historicamente, com raríssimas exceções, os eleitos são sempre os mesmos. Dessa forma, cinco séculos após o descobrimento do Brasil, os municípios continuam sendo uma espécie de capitania hereditária. Apenas alguns privilegiados revezam-se no poder, impedindo que pessoas talentosas, criativas, dedicadas e comprovadamente eficientes possam ser alçadas à condição de administradores municipais.

Essa realidade é determinante para o lento crescimento dos municípios brasileiros, especialmente os que estão localizados nos estados mais pobres da federação onde a concentração de riqueza é maior.

Sem se dar conta dos malefícios da falta de alternância nas administrações municipais, os eleitores são induzidos a perpetuar no poder gestores que em muitos casos não conseguem desenvolver um trabalho capaz de alterar, de forma significativa, a realidade local.

Definitivamente, chegou a hora de mudarmos essa corrosiva tradição. Está nas mãos de cada um de nós, de cada eleitor, de cada jovem, de todos aqueles que alimentam o desejo de mudança, a vontade de melhorar a passos largos.

Precisamos fazer uma revolução nos métodos políticos e transformar a realidade. Isso é possível, desde que esse sonho passe a dominar os corações e as mentes de cada cidadão e cada cidadã arariense.

Revolução na política local não é apenas um sonho, trata-se de uma necessidade inadiável. Não podemos desperdiçar a bela oportunidade que desponta no horizonte. Como isso será possível? Com fé, amor no coração, união, trabalho e a imprescindível colaboração de todos os sonhadores e sonhadoras que habitam nossa querida Arari. Só assim a cidade que temos se transformará no município que queremos.


Álvaro Jardim é Graduado em Licenciatura Plena em Ciências e atualmente coordena em Moçambique um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional mantido pela Vale e executado pela empresa Macal Consultoria do estado de São Paulo.

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

Um comentário:

  1. Muito interessante essa sua reflexão.
    É necessário haver renovação na política local.
    É bom que novos nomes sejam testados, para que novos estilos administrativos possam surgir e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento de Arari.

    ResponderExcluir

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top