Como uma política de incentivo ao desenvolvimento rural, o Governo Federal criou a metodologia de agrupar municípios com características rurais parecidas dando a esses grupos o nome de Território da Cidadania.
O Território da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia. Para a gestão dos territórios foram criados os Colegiados que possuem representantes das instituições que atuam nas regiões atendidas.
Arari faz parte do Território Campos e Lagos juntamente com outros 11 municípios (Vitória, Viana, São Vicente Férrer, Matinha, Penalva, Cajari, Pedro do Rosário, São Bento, São João Batista, Olinda Nova e Palmeirândia).
Os componentes do colegiado em Arari, Conceição Costa, Júlio Diniz, Álvaro Jardim e Ailton Barros receberam a visita de Suziane Machado (assessora do CODETER) como estratégia de mobilização e dialogaram sobre os possíveis projetos para o território que estão em andamento, dentre eles está o projeto das feiras do circuito produtivo e agroindústrias para todos os municípios articulados.
Suziane esclareceu que essa breve visita trata-se de um momento de diálogo com as lideranças locais para ratificar a importância da participação comunitária na gestão dos territórios da cidadania.
0 comentário(s):