Análise do Jornalista Marco D'erça.
A análise isenta dos números da pesquisa Escutec/O Estado do Maranhão, divulgada domingo, leva a apenas uma conclusão óbvia: para evitar a vitória de Roseana Sarney (PMDB) no primeiro turno, tanto Jackson Lago (PDT) quanto Flávio Dino (PT) têm que crescer juntos.
Sem esta hipótese, Roseana vencerá em 3 de outubro.
Há pseudos-intelectuais alugados fazendo análise dos números ao gosto do freguês. Por isso, a análise destes pesquisadores de encomenda tende a buscar formas de estimular seus patõres - No caso: Flávio Dino e José Reinaldo (PSB).
Análise séria não contempla suposições. Avalia números. E os números reais são os da pesquisa estimulada, não os da espontânea.
Roseana mantém a diferença de 7,7 pontos percentuais para a soma dos demais candidatos (não 7,7% como insistem pseudo-analistas).
Os candidatos da ultra-esquerda não crescem mais que 2 pontos percentuais até o final da campanha. Por isso, a missão de evitar a vitória de Roseana é mesmo de Jackson e Flávio.
Mas os dois patinam. Para forçar um segundo turno, eles teriam que estar disputando a segunda colocação na casa dos 25%. Estão abaixo disto, na casa dos 20%.
Conclusão óbvia e desapaixonada: Flávio está tirando votos de Jackson e Jackson de Flávio – nenhum dos dois consegue tirar votos de Roseana.
Ela está, portanto, a um passo da vitória no primeiro turno…
0 comentário(s):