Faleceu hoje por volta das 4h da manhã na Cidade de Coroatá-MA, o Bispo da Diocese de Coroatá, + Dom Reinaldo Pünder (foto), o mesmo lutava a quase dois anos contra um câncer. Dom Reinaldo juntamente com sua família buscaram recursos para tratamento, porém a doença foi mais forte.
Antes de sua morte, Dom Reinaldo viveu uma de suas maiores alegrias, a escolha pelo Papa Bento XVI do padre José Valdeci, membro do seu clero, para bispo da Diocese de Brejo. Dom Reinaldo deixará saudades a todos os católicos ou não da diocese de Coroatá.
Dom Reinaldo Pünder, nasceu em 12/01/1939, na cidade de Berlim / Alemanha;
Foi Ordenado Sacerdote em 10/10/1964;
Em 26/08/1977 é criada a Diocese de Coroatá
Foi eleito Bispo de Coroatá em 05/05/1978;
Foi Sagrado em 29/07/1978 e assume a Diocese de Coroatá, sendo o primeiro bispo da história desta diocese, ficando a frente por mais de 32 anos.
Quem planta, colhe!
[...]E serás luz para os homens. . .
e serás como sal da Terra
e no mundo o deserto abrirá uma nova estrada. . .
É impressionante como a essência dessa canção se reflete como os raios do sol na vida de doação e amor ao Evangelho de nosso bispo Dom Reinaldo. E como seu próprio brasão idealiza, esses mesmos raios envolvem toda uma cidade, uma Diocese e espargem sinais da construção de um Reino moldado pela Justiça e pelo Amor.
Uma certa vez, por ocasião do aniversário de 15 anos do seu primeiro filho – o Colégio Diocesano -, o próprio bispo escreveu: “Educação” como sabemos, vem do latim “e-ducare”, “conduzir para fora”, podendo lembrar o pastor que abre a porta do curral para que o rebanho possa ganhar sua liberdade, e caminhando encontrar pastagens... O melhor professor é aquele que cultiva na sua vida e no seu serviço qualidades e virtudes de um “Mestre” e de um “Bom Pastor”.
Hoje, somos nós que nos espelhamos nessas sábias palavras para lhe rendermos uma merecida e grata homenagem por toda a obra de amor à serviço de nossa comunidade, sobretudo em se tratando da Educação.
A tão conhecida expressão bíblica “sal da Terra” somente se torna realidade quando o homem se deixa ser luz e como um Bom Mestre e um Bom Pastor, projeta em suas ações instrumentos capazes de transformar uma sociedade. Por conseguinte, o “conduzir para fora” se torna efetivamente uma realidade e os seres que pertencem àquela comunidade transformam-se em partículas de um “todo” que crescem na sabedoria e no conhecimento. Tudo isso só é possível quando as palavras se aliam às ações e o exemplo arrasta multidões.
Os raios do sol que nos envolvem são ao mesmo tempo diferentes e parte de uma mesma ideia: O AMOR QUE TRANSFORMA.
texto: www.codonoticias.com.br
0 comentário(s):