25/11/2012

Blogueiro Nilson Ericeira homenageia Ailton Barros.

Postado em 25.11.12  | No marcador  Arari


Por Nilson Ericeira
 
ARARI NOTABILIZA-SE TAMBÉM NOS TEXTOS E PRODUÇÕES DE AILTON BARROS.

Tenho ao longo da minha vida tentado prestar serviços à minha terra, servir meu povo, mas graças a Deus outros se encontram comigo em iguais sentidos e sentimentos de amar Arari. E assim servir, produzir. È o caso de Ailton de  Barros, é um jovem arariense, filho de família humilde, que vem das lutas sociais por justiça, igualdade, respeito às diferenças, muito bem retratadas nas lutas de quem tem travado em nossa terra. 

 Sua obra é tão importante, que transparece e já contabiliza uma eternidade em obras, produções, apresentações e um energizante vontade de servir comum, cujo instrumento tem sido a arte, a cultura e a educação.  Além disso, Ailton tem nos prestado relevantes serviços através de seu blog “dE oLho”, que é um dois mais acessado não só em Arari, mas no Maranhão. Esta trincheira é a certeza da luta pela palavra escrita, imagens, opiniões.

Tenho medo de não dá tempo expressar minhas impressões sobre coisas e pessoas, principalmente a seres humanos que contribuem com a formação e desenvolvimento humano, como é o exemplo que Ailton Barros segue e faz seguir. Todos temos o direito de discordar de seu trabalho, porém não se pode escurecer dessa marca que já repercute além fronteiras. Desta forma, os parentes, seus pais, seus amigos, seus colegas acadêmicos, jornalistas e radialistas que visitam o dE oLho, perscrustam o portal de sua autoria para comporem suas pautas.

 E por que nós de Arari não nos pautamos e passamos a reconhecer esse trabalho? Ouço aplausos: e não são de uma platéia silenciosa, mas dos que reconhecem e dão as mãos neste momento a esse reconhecimento que faz de Arari vitrine. É bom que fiquemos muito espertos para não nos depararmos com surpresas vindas de fora, com reconhecimentos tardios ou demorados, quando na realidade, são talentos nossos, crias nossas, exemplos de que o mundo já se apodera. Há princípios na educação de que o conhecimento de nada adianta quando não é socializado, permitindo estreitar as fronteiras. É isso...

Se tem uma pessoa que, apesar da pouca idade, tem relevantes serviços prestados, esse ser humano é Ailton Barros. Gostaria de vê-lo exercendo sua vocação de servir por meio da arte, da cultura, da educação, dos saberes, das diversas formas de conhecimento que a cultura nos proporciona. Tenho certeza que Arari e o Maranhão iriam se vangloriar desse desprendimento e conhecimento que tem se aprimorado a cada dia na luta, no fazer. No seu jeito e em quase tudo à luz do mestre Bil de Jesus que foi quem o lapidou para amar por meio da arte e da cultura. Ailton se interessa pela cultura igualmente nosso Bil de Jesus se interessa. 

O tempo do verbo é proposital, pois quem lida, labuta, esculpe e se mistura com a arte jamais falecerá, mesmo na mudez de seu espírito.  Mas trata na constância de seus dias, e os dias dos poetas são diferentes dos nossos próprios, mortais, eles se imortalizam nas suas realizações que ganham domínios do mundo, ultrapassam fronteiras, marcam gerações...

Ailton Barros, é um cidadão desses, de quem tem sofrido preconceitos da sua negritude, e nem deveria, caso não nos arrastássemos na nossa própria ignorância, por ser de origem humilde, mas não se deixar abater por intempéries e dificuldades.  Da mesma maneira que seu mestre, ele trata de resgatar, valorizar, esmerilar, bulinar, cobrir-se e nos cobri nas coreografias de bonecos que parecem vivos. Agiganta-se Arari na sua representação que é vida em nós. Bonecos melancias, melancia e bonecos, homens trasvestidos de arte, vestidos de artes, transmutam-se em esperanças que só a expressão é capaz de patrocinar: a felicidade do outro. E não é assim o poeta, o palhaço, o ator e o autor.

Valeu Ailton Barros esta homenagem é para você, mas como em brincadeiras de rodas ou em filas de quadrilha todos temos que segurar a mão do outro e formamos os pares. Pares! Correntes humanas enfileiradas com o objetivo sine qua non de amar. 

Mas assim como a educação a cultura e arte não se encontram no vazio. Ailton se abastece da experiência, trabalho, humildade e vocação para servir. Mas também de seu currículo que consta nada menos, que curso bacharelado em Psicologia - 4º Período, Universidade CEUMA 2012, fez até o 2º período de licenciatura em Filosofia, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e até o 7º período de Teologia, no Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão. Isto é só uma amostra que é importante, mas não se iguala ao seu fazer de todos os dias, tanto é que tem recebido prêmios que ele mesmo faz questão dividir, não somente com seus coadjuvantes, mas com Arari que é nosso veia aberta do Maranhão e que nos leva a um sentimento incomum: sentido, sofrido, amado: araiensidade.

Mas não só isso, Ailton desenvolve uma série de atividades em Arari que o tempo e espaço não permitem neste momento enumerá-las, colocá-las frente a frente aos olhos de todos, uma vez já se notabilizam em nossos corações. Eu sei que em tanto reconhecer o seu trabalho, reconheço uma legião de pessoas que o amam e o admiram. Posso divergir de você, mas nunca de não reconhecer. 

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

Um comentário:

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top