O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) divulgou, neste domingo (14), dados sobre os atendimentos registrados pelos Procons de todo o país durante este ano de 2010. De acordo com as informações, os Procons brasileiros já registraram mais de 1 milhão de atendimentos. Mas foi no Maranhão onde houve a menor procura pelos serviços até o mês de outubro.
O Maranhão não conseguiu alcançar nem 10 mil atendimentos. Ao todo, o Estado registrou apenas 7.073 atendimentos no decorrer deste ano. Para se ter uma ideia da pequena procura ao Procon do Maranhão, somente o Estado de São Paulo - líder do ranking - teve mais de 300 mil atendimentos (306.777) até o mês de outubro.
Segundo o coordenador-geral do Sindec, Francisco Rogério Lima, a diferença no número de atendimentos e de procura nos Procons dos Estados tem relação com o número de postos de atendimento. No Maranhão, existem apenas quatro postos do Procon. No entanto, todos os postos estão localizados em São Luís.
Não entendo esse fato apenas como a falta de postos de atendimento, mas por motivos culturais no que diz respeito às informações, penso que são poucas as pessoas que estão áptas a lutarem por seus direitos. Vivemos em um país que dá o direito por lei mas, não te garante uma possibilidade real de que esses direitos serão respeitados.
0 comentário(s):