02/02/2012

Arari é destaque no site do Projeto Novas Alianças

Postado em 2.2.12  | No marcador  Arari

Arari, interior do Maranhão, registra avanços na gestão de Conselhos e na garantia dos direitos da infância

Uma pequena casa verde na rua José Aureliano do Vale, no município de Arari, interior do Maranhão, ganha destaque pelas letras grandes inscritas acima da porta principal. “Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente” e “Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Os dois órgãos funcionam na região central da cidade, que possui aproximadamente 28 mil habitantes. Mas há dois anos, as atividades dos Conselhos responsáveis por promover e garantir os direitos de meninos e meninas ararienses não eram tão intensas quanto hoje. De 2010 pra cá, o município tem registrado importantes conquistas na área da infância.

Para a coordenadora do Fórum Misto de Políticas Públicas do município, Conceição Costa, o apoio do Programa Novas Alianças foi muito importante para o processo de fortalecimento das instituições e das políticas voltadas para crianças e adolescentes. “O Novas Alianças chegou em Arari em uma hora oportuna. Com a formação e o apoio do Programa, conseguimos regularizar o Conselho dos Direitos e fazer uma nova eleição para o Conselho Tutelar. Tivemos força para lutar pelos objetivos dos Conselhos.”

Fundo Municipal - A partir de encontros formativos e atividades de acompanhamento, o Programa contribuiu para fortalecer importantes atribuições do CMDCA, entre elas, a que está prevista no artigo 260 do Estatuto da Criança e do Adolescente: a de gerir o Fundo Municipal da Infância e da Adolescência (FIA), de onde saem os recursos para projetos e ações que devem beneficiar meninos e meninas.

“Nós não tínhamos nenhum conhecimento a respeito do FIA. Nós tínhamos o FIA em parte regulamentado, mas não sabíamos uma série de coisas, por exemplo, como aplicar os recursos, onde podíamos utilizá-lo e onde não era permitido. O Novas Alianças nos ajudou a compreender isso melhor”, relata a presidente do CMDCA, Lucimere Frazão, a Lucinha. No final do ano passado, o Conselho conseguiu se organizar e lançou um edital do FIA, onde foram escolhidos seis projetos que começam a ser executados este ano. As iniciativas vão contemplar atividades nas áreas das artes visuais, cultura regional e teatro.

Primeira Conferência – O município também realizou no dia 16 de novembro a primeira conferência dos direitos da criança e do adolescente para discutir a mobilização, implementação e monitoramento do Plano Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, tema da 9ª Conferência Nacional.

Cidadãos e atores do Sistema de Garantia dos Direitos de Arari foram mobilizados por meio de duas pré-conferências e um encontro realizado com crianças e adolescentes entre 10 e 13 anos. Mais de 100 pessoas participaram do processo de construção das propostas. O Novas Alianças apoio o processo de realização da Conferência por meio de um boletim impresso produzido sobre o tema, das orientações oferecidas ao CMDCA e da participação nos encontros preparatórios.

Novos tempos, novos desafios – “A contribuição dada pelo Programa na proteção de crianças e adolescentes no município de Arari, é algo palpável. A gente consegue medir, ver os resultados”. É o que afirma Conceição Costa. Já foram realizados encontros formativos sobre diversos temas, como orçamento público e incidência política, bullying, Estatuto da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Comunicação e Mobilização Social.
 
Para Lucinha, os Conselhos têm apresentado cada vez mais autonomia. “A gente já sabe como buscar um recurso, um projeto, já temos autonomia para trabalhar a divulgação de uma campanha, o que antes nós não tínhamos, porque o Novas Alianças nos ajudou nisso”, comenta a presidente do CMDCA.

Agora o novo desafio é dar visibilidade às realizações dos Conselhos para os próprios moradores de Arari. O Conselho dos Direitos, juntamente com atores do SGD, já iniciou a elaboração do Plano de Comunicação do CMDCA, que tem como objetivo reunir as estratégias de divulgação dos Conselhos dos Direitos e Tutelar, além dos próprios direitos e serviços direcionados a crianças e adolescentes, muitas vezes desconhecidos pela população. O planejamento contou com o apoio do Novas Alianças, que realizou um encontro para discutir a importância da comunicação para os direitos e o papel do CMDCA nesse contexto.

http://www.novasaliancas.oficinadeimagens.org.br

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top