O Municipio de Arari, São Bento e Apicum Açu foram escolhidos pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário para serem os primeiros a iniciarem o Programa Compra Direta Local em 2011.
A ser estudado como exemplo para o Maranhão, Arari recebeu elogios da equipe do programa pela eficiência na organização para as condições de funcionamento do Programa.
O Compra Direta Local, é um Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social com parceria da SEDAGRO e funciona em três pontos fundamentais, O agricultor familiar produz, O governo compra e doa, As pessoas se alimentam.
Esse Programa pode injetar cerca de duzentos mil reais por ano na economia arariense, o produtor cadastrado envia seus produtos à Secretaria Municipal de Produção (Gestora Municipal do Programa) e recebe diretamente em sua conta o pagamento referente ao que fora entregue.
De acordo com Ivanilson Catanhede (Técnico Agrícola responsável pelo Programa em Arari) o município é um dos poucos do Maranhão que possui três programas de compra diretamente do produtor, o que fortalece a agricultura e gera a renda indispensável para o sustento das famílias beneficiadas. “Aqui em Arari está funcionado o Compra Direto Local, Compra Antecipada e Programa Nacional de Alimentação Escolar com a aquisição de alimentos produzidos em Arari” disse.
0 comentário(s):