19/08/2011

Território Campos e Lagos ganha página na internet

Postado em 19.8.11  | No marcador  Notícia

 Lago da Morte em Arari

O Território Rural Campos e Lagos – MA, homologado em 2008 pelo  MDA, Ministério do Desenvolvimento Agrário, está situado na mesoregião Norte Maranhense com as seguintes caracteristicas geográficas:

Área: 17.579,366 KM²
População total de 518.241 habitantes, sendo  que 57,69% dessa população vive na zona rural.
Possui 24.359 agricultores familiares, 6.530 famílias assentadas e 7 comunidades quilombolas.
Seu IDH médio é 0,60.
Densidade: 29,5 hab/km.

É composto por 12 municípios: Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, São João Batista, Viana, São Bento, São Vicente Ferrer, Vitória do Mearim, Arari e Cajari.
Trata-se de um territorio com predominio de população afro-descendente e mestiça, areas quilombolas e os indicadores confirmam a insufuciência de politicas públicas.

Com relação as atividades econômicas o que predomina na região está concentrada no setor agrícola, ou seja, é a agricultura familiar que se destaca,  atualmente com baixa produção. O babaçu está presente em todos os locais e se caracateriza como uma das riquezas do territorio. A pesca ainda é artesanal e se constitui como um dos principais meios de subsistencia da população.

Na área da educação, foi nesse território concebido e implantado por Secretarias Municipais de Educação, os CEMP -  Centros de Ensino Médio e Educação Profissional, como pontos de desenvolvimento territorial, que funcionaram com bastante destaque no período de 2004 a 2008, tendo sido enfraquecidos pela falta de financiamento federal e apoio estadual.

Conheça a página oficial clicando  AQUI

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top