30/06/2012

Campanha científica 'machista' causa polêmica.

Postado em 30.6.12  | No marcador  Notícia

Parece roteiro de filme pornô: três mulheres de salto e vestidinho invadem, desfilando, o laboratório de um cientista compenetrado no seu microscópio. O vídeo, no entanto, é parte de uma campanha da UE (União Europeia) para atrair garotas para a ciência. 

Desde que veio à tona, a sequência de imagens de menos de um minuto tem sido alvo de críticas em redes sociais. A principal reclamação é a maneira sexista como a mulher é representada na campanha "Science is a girl thing" (Ciência é coisa de garotas).

Por causa do bafafá, o vídeo foi retirado da página da campanha na internet, mas pode ser assistido no site YouTube e já passa de meio milhão de visualizações.

"A ideia da campanha é ótima, mas o vídeo foi um verdadeiro desastre", analisa a socióloga Maria Conceição da Costa, que coordena o Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp. 

O site da campanha, recheado de cor-de-rosa e de imagens ligadas à beleza (no lugar do "i" da palavra "science", por exemplo, há o desenho de um batom), também tem sido alvejado na internet. 

"Eu não uso batom e sou cientista", postou uma pesquisadora no YouTube. "Finalmente um vídeo para convencer minhas colegas pesquisadoras a desistirem da ciência", escreveu outro cientista. Em nota, reforçou que o objetivo da "Science is a girl thing" é atrair principalmente adolescentes para a ciência. 

Hoje, 45% dos estudantes de doutorado na Europa são mulheres. No entanto, apenas um terço de quem segue carreira como pesquisador é do sexo feminino. 

Os estudiosos de gênero acreditam que isso acontece por causa do "teto de vidro", um obstáculo invisível que a mulher enfrenta na carreira caracterizado principalmente pela maternidade. 

Veja o vídeo AQUI


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