07/06/2012

Território Rural Campos e Lagos: Uma conquista para a Baixada Maranhense.

Postado em 7.6.12  | No marcador  Notícia


Desde 2003 organizações do território, hoje conhecido como TR Campos e Lagos, vêm discutindo propostas voltadas para o seu desenvolvimento. Entre as organizações coordenadoras desse processo se destacaram no período de 2003 a 2008 o Portal da Educação da Baixada – articulação de Secretários de Educação e o Instituto Formação. A partir de 2004, as organizações juvenis foram se articulando, criando os Fóruns da Juventude e se inserindo ativamente nesse processo. Em 2005, os Secretários de Agricultura também decidiram se envolver nesse debate e construíram uma articulação chamada Porteira da Agricultura. Todos permanecem até o momento participando e fortalecendo o território.

O Formação, o Portal da Educação da Baixada, a Porteira da Agricultura e os Fóruns da Juventude coordenaram um conjunto de debates, em forma de colóquios, sobre desenvolvimento local realizados em nove cidades desse território, no período de 2004 a 2006 e realizaram sobre o mesmo tema, três grandes encontros sobre desenvolvimento local nas cidades de Arari, Penalva e Santa Inês. Este último realizado fora do território, mas envolvendo as organizações e debates sobre a Baixada Maranhense. Nesses encontros, aprofundaram-se diagnósticos e pesquisas realizados pela equipe do Instituto Formação, com o debate permanente sobre perspectivas e propostas para o desenvolvimento das pessoas e da região onde viviam. Envolveram-se nessas discussões mais de cinco mil pessoas. Tivemos nesse processo apoio de consultores diversos, do Maranhão e de outros estados. Uma interlocução permanente foi mantida com organizações da Encosta da Serra Geral, em Santa Catarina.

Ainda em 2005, o conjunto de organizações acima citadas, decidiu criar uma estrutura para coordenar o diálogo sobre a Baixada Maranhense. Nasce então a ADS – Agência de Desenvolvimento Sustentável. Para essa criação realizou-se muitas plenárias, reunindo sociedade civil e representantes governamentais. Somaram-se ao conjunto de organizações protagonistas desde 2003, outras muito importantes como MIQCB, ACONERUQ, Colônias de Pescadores, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações diversas. A ADS foi criada e logo em seguida foi elaborado um Plano de Desenvolvimento Territorial, que contou com um debate aprofundado dos secretários de agricultura, de educação e das organizações sociais do território, sob a coordenação do Instituto Formação. A ADS passa então a ser importante protagonista desse processo e desde 2005 iniciaram-se diálogos com o MDA, em nível local e nacional, para a homologação do território. No final de 2010 o Instituto Baixada também conseguiu assento no colegiado.  

Acompanhe as atividades e discussões do colegiado através do blog: http://territoriocamposelagos.wordpress.com

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top