10/06/2012

Rio + 20: Por uma Agenda de Juventude e Sustentabilidade.

Postado em 10.6.12  | No marcador  Notícia


Os jovens somam 1,8 bilhão de pessoas no mundo. Eles representam um dos grupos mais afetados pelo desemprego, violência, exclusão social e destruição ambiental, gerados pelo atual modelo de desenvolvimento. É a juventude, no entanto, um dos segmentos mais sensíveis às causas ambientais. Isso fica visível nas diferentes formas de organização e manifestação sobre o tema, liderados por jovens.

Considerar o que a juventude tem a dizer, criar canais de participação e ampliar a incidência política desse público é uma estratégia fundamental na construção de uma agenda de Desenvolvimento Sustentável. Este foi o desafio debatido na mesa de abertura do segundo dia brasileiro da Youth Blast – Conferência das Nações Unidas para a Juventude, dia 8, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento é preparatório para a Rio+20, que acontece na próxima semana, também no Rio de Janeiro. Daqui sairá um documento com as proposições das juventudes para a etapa oficial da Conferência.

Trabalho decente e educação de qualidade - Dos 200 milhões de desempregados no mundo, 80 milhões são jovens. De 2008 para cá, após a crise mundial, mais de 30 mil postos de trabalho foram extintos. Além disso, dois de cada cinco trabalhadores, ocupam postos de trabalho precários. Estes foram alguns dos dados trazidos por João Vidal (União Geral dos Trabalhadores – UGT), para o qual uma agenda de juventude e desenvolvimento sustentável deve, obrigatoriamente, compreender o tema do trabalho decente. “O trabalho é o assunto que mais interessa e preocupa os jovens brasileiros”, disse. “É um dos mais importantes direitos de cidadania, fundamental para o alcance da emancipação, independência e autoestima da juventude”, complementa.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o trabalho decente está alicerçado em três pilares: respeito às normas; emprego de qualidade e extensão da proteção social. Trata-se do trabalho produtivo, remunerado de forma justa, executado em condições de liberdade e garantia de direitos. O governo brasileiro lançou, em dezembro de 2010, a Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude, que traz diretrizes, metas e orientações para a união de esforços na promoção do trabalho decente. “A agenda está posta, agora é importante o governo implementá-la”, conclui Vidal.


Agência Jovem

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top