09/03/2013

Protestos após sentença de pena de morte contra torcedores deixam dois mortos no Egito

Postado em 9.3.13  | No marcador  Notícia


 
Homem passa em frente a uma delegacia que foi incendiada após o anúncio das condenações

Um manifestante morreu neste sábado (9), no Cairo, durante enfrentamentos com a polícia nos arredores da praça Tahrir, logo após um tribunal confirmar sentenças de morte contra 21 torcedores de futebol que participaram de um tumulto no estádio de Port Said, na região de Suez, no ano passado.

A vítima, que não teve o nome divulgado, seria um torcedor do time Al Ahly, que morreu asfixiado após inalar gás lacrimogêneo disparado pelas forças de segurança contra o protesto. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Os serviços de saúde da capital egípcia informaram que ao menos 65 pessoas ficaram feridas.

Além das condenações, os manifestantes também protestavam contra a absolvição de sete membros da polícia que estariam envolvidos na tragédia no estádio.

Relembre o caso

Uma briga entre torcedores de times da cidade de Port Said, no Egito, acabou em tragédia. O confronto entre os fãs dos rivais históricos Al-Masri e Al-Ahli, um dos principais clubes do país, resultou na morte de 74 pessoas, entre elas um policial, até a tarde desta quarta-feira, segundo o governo, via a TV estatal egípcia. São 188 feridos também.

Na época, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que era um "dia negro" para o futebol. "Estou atordoado e lamento muito saber que, nesta noite, um grande número de torcedores de futebol morreu em uma partida no Egito", comentou.

O prefeito de Port Said, El-Amiry, disse que as mortes foram causadas pelo tumulto e por sufocamentos. Um médico de um necrotério da cidade disse que alguns dos mortos eram agentes de segurança. O vice-ministro da Saúde, Hesham Sheiha, afirmou: "É o maior desastre da história do futebol do Egito". (Com agências internacionais

uol

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top