23/03/2010

O encontro da diversidade e da cidadania Brasileira

Postado em 23.3.10  | No marcador  


        


           Com o tema "Territórios da Cidadania em Foco", teve início ontem, em Brasília, o II Salão Nacional dos Territórios Rurais, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial. Durante quatro dias, poder público e movimentos sociais estarão reafirmando a importancia da política de desenvolvimento territorial que está contribuindo para que o país possa enexergar o espaço rural como espaço de potencialidades. Potencialidades reveladas através da cultura e materializadas em música, poesia, dança, mas também, reveladas na gastronomia onde cada território trouxe o que de mais gostoso e saboroso pode desenvolver com as frutas e alimentos que os caracterizam.

         A abertura do II Salão contou com as presenças de várias autoridades e de representantes de movimentos sociais. No entanto, o momento mais emocionante foi o encontro do grupo Quinteto Violado com o músico Paulinho da Viola que tocaram o Hino Nacional em um ritmo bem nordestino.

          Resgate das tradições - Formado por 30 integrantes, entre eles, homens, mulheres e crianças, o Grupo Folclórico do Carvão, do estado do Amapá, trouxe o batuque, uma manifestação folclórica de raizes afro-brasileiras e que envolve música e dança. De acordo com Edmilson Pimentel que participa do grupo, o batuque foi resgatado em 1991 por ocasião da festa de Nossa Senhora da Piedade, um das mais antigas da comunidade.

        Criado pelo artista Marcelo Brant, o grupo Caminhos de Todos os Santos impressionou a todos com o cortejo que expressa a anunciação, nascimento e paixão da folia de Reis, da Folia do Divino, da Folia do Rosário e dos Santos Populares.

      Presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território do Sisal (CODES), Gilca Carneiro, falou da importância de participar do II Salão Nacional dos Territórios. "Esse é mais um momento ímpar na história do desenvolvimento social e solidário do país, tendo em vista que nunca se tinha pensado em uma política que efetivasse de fato as políticas públicas para melhoria da qualidade de vida da poipulação rural. E agora, com a união dos territórios, com a criação de uma Rede Nacional, possibilita que esse desenvolvimento se propague com mais firmeza, mais responsabilidade de cada uma e cada um presentes nas bases territoriais".

Lorem Amorim

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top