17/03/2010

Uma parada na Estação Conhecimento

Postado em 17.3.10  | No marcador  

















SUCESSO! Assim podemos classificar a lançamento oficial da implantação da Estação Conhecimento no Município de Arari.
Trata-se de um grande projeto de fomento a população rural, será uma escola que preparará o aluno para além dos conteúdos que estamos acostumados a ver. Com uma pedagogia de formação que integrará conhecimento sobre técnicas agrícolas estendendo-se a produção e beneficiamento (tudo em um mesmo local) a Estação Conhecimento é uma iniciativa da Fundação Vale como uma das práticas positivas no território cortado pelos trilhos da mineradora.
         Segundo o que fora dito do cerimonial o objetivo do projeto é deixar um legado de conhecimento para as comunidades, para que elas possam ser protagonistas do seu próprio desenvolvimento, de forma continuada e a longo prazo, por meio do Esporte, da Educação, Cultura e dos Módulos Produtivos.

DE PRESENÇA MARCADA, a Vale e Fundação Vale compareceram com uma equipe de peso, alguns já conhecidos na região e outros para somar com essa realização, com apertos de mão e abraços calorosos o Prefeito municipal de Arari Leão Santos o Vice Prefeito Djalma Melo e a Segunda dama do Município Graça Melo receberam todos e ratificaram o apoio da administração a essa iniciativa.
 
PRONUNCIAMENTOS a todo vapor, ouvimos o Sr. José Carlos Sousa (Presidente da OSCIP Estação Conhecimento – Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico), que relembrou seus tempos de infância e juventude como filho de produtor rural, destacou também o seu enorme carinho pelas coisas da terra e elogiou o potencial da população rural e a grande contribuição deste projeto para a região.
De posse do microfone o representante da Vale Luis Fernando Landeiro, falou que a Estação Conhecimento é mais do que um investimento, mas trata-se de um sentimento muito maior, lembrou o aniversário de 25 anos da atuação da mineradora e confirmou o empenho para que tudo de certo. Disse também que existem algumas possibilidades de implantação do projeto em outras localidades.
Antes do esperado pronunciamento do Diretor da Fundação Vale (Silvio Vaz) houve um momento muito especial, entrou em cena Izabel Matos, uma ceramista que compareceu a esse evento para presentear a Vale com uma de suas peças. No seu discurso emocionado, a ceramista teceu largos elogios a Vale e disse que o presente estava sendo entregue como um agradecimento pelos investimentos feitos a favor da comunidade. (4ª foto)
Com grande entusiasmo Silvio Vaz (5ª foto) explicou que a Estação Conhecimento é uma escola que sai da caixa, porque o corpo docente vai trabalhar em conjunto com a comunidade, disse também que o nome deve evoluir de escola para Centro Educacional Produtivo. O mesmo deu bastante ênfase também para outras práticas do centro, como o esporte e a arte. Fez questão de dizer que o principio maior da estação conhecimento é criar empreendedores e conhecimento que gere valor. Como um ponto forte de suas palavras o mesmo destacou o compromisso com “Aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ter” esses são os princípios básicos da ONU.
O Prefeito Municipal de Arari (6ª foto) iniciou agradecendo a presença de todos e classificou o evento como um dia de glória para o nosso município, disse que a Vale compreendeu a necessidade que a região apresenta, ratificou a realização do Programa Escola Que Vale e atribuiu ao mesmo o mérito para o crescimento do IDEB municipal, assim como lembrou a implantação do Ação Saúde e falou da expectativa que tem para o inicio das atividades na escola.
Avassalado com aplausos por causa de um comentário muito pertinente, Leão Santos falou que está cansado de ouvir dizer que o Brasil é um país do futuro e que o seu desejo é sentir esse futuro concretizado agora.
O evento foi encerrado com a simbologia da pedra fundamental para a obra,(7ªfoto) na equipe de “pedreiros” estavam o Silvio Vaz, José Carlos, Sergio Aranha, Leão Santos e Lourival Nunes Pinheiro.
Não podemos deixar de comentar o estado final da pequena fileira de tijolos, dá pra tentar imaginar? O resultado gerou risos e aplausos.



>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top