08/11/2010

MOPS MARANHÃO realiza IV Encontro Estadual.

Postado em 8.11.10  | No marcador  


Neste fim de semana, foi realizado em Arari o Encontro Estadual do Movimento Popular de Saúde (MOPS) com o tema A Educação Popular em Saúde na Realidade do SUS. O evento contou com a presença da Secretária de Saúde Mary Prazeres que fez esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema no município.

Durante a abertura houve apresentações culturais e intensas discussões sobre a qualidade e possibilidades de melhoria do SUS no Brasil. No sábado as discussões ocorreram no Sindicato Rural e no domingo houve uma expedição pelo povoado Trizidela para pesquisas com mestres de cultura popular e trabalho em loco sobre práticas saudáveis acessíveis a todos.

O Movimento Popular de Saúde é o resultado de uma profunda mobilização nacional de troca de experiências e práticas do cuidado com a saúde como cultura e sabedoria do povo Brasileiro, principalmente entre os índios, negros e comunidades populares tradicionais, rurais e urbanas, que nas décadas de 70 e 80 não dispunham de acesso às políticas públicas.

Em 29 anos de existência, a grande bandeira de luta do MOPS foi a mobilização da sociedade para a construção de uma política de saúde para o Brasil – SUS. Através da participação popular e da capacitação social por meio de uma rede nacional de Educação Popular em Saúde, as maiores conquistas do movimento foram a garantia do SUS pela Constituição de 1988, a regulamentação da lei Orgânica de Saúde e a criação dos espaços de controle social implementando o SUS por todo o País.

O IV Encontro Estadual do MOPS foi realizado em Arari – uma das cidades pioneiras do movimento na articulação entre gestão, ação e controle social participativo, e sediou com esse evento um amplo diálogo de protagonismo e autonomia das comunidades em defesa da Educação Popular em Saúde como base de identidade e do SUS, culminando na contribuição estadual à construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PORTARIA Nº 1.256, de 17.06.09) – uma parceria do poder público com os movimentos populares e os vários setores da sociedade.

mopsmaranhao@gmail.com

>>Compartilhe esta postagem com seus amigos!

0 comentário(s):

Copyright © 2013 Traduzido por Template Para Blogspot de BloggerTheme9
Personalizado por dri chaves.
back to top